CATEGORIAS

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O Desperdício

Parece que o desperdício faz parte de nossa cultura. Quando a gente passa na feira e vê aquele monte de ramas jogadas no chão aquelas bananas pintadinhas deixadas de lado, as sementes de abóbora sendo levadas ao lixo, não imagina a quantidade de nutrientes que está sendo jogada fora. Dentro de nossa própria casa, muitas vezes descartamos tudo o que parece atrapalhar: cascas de frutas, água de cozimento de legumes, pão amanhecido, restos do almoço. E rapidinho uma imensidão de nutrientes é perdida porque vai para o lixo, entra em decomposição e não pode mais ser utilizada. Transformar partes de alimentos que certamente iriam para o lixo  em gostosos e nutritivos pratos é uma arte que qualquer um pode desenvolver e, com isso agradar. Crianças, por exemplo, são loucas por doces. Às vezes, achamos que não temos nada para oferecer de sobremesa, mas esquecemos que é só juntar água e açúcar às cascas da banana ou  do maracujá que temos dois deliciosos doces, ricos em fibras e vitaminas. Hoje trago essa dica para você aproveitar melhor os alimentos e junto com ela uma receita de Geleia De Casca de Banana.

Ingredientes

06 bananas

 01 xícara de (chá) de água

 02 xícaras de (chá) de açúcar

 01 colher de sopa de vinagre ou limão

 01 colher de (café) de cravo01 unidade de pau de canela


Modo de Preparo

 Lave as bananas em água corrente e retire as cascas. Separe as fibras internas das cascas para o doce não amargar. Pique as cascas em quadradinhos de mais ou menos 1 centímetro de lado. Despeje as cascas na panela. Acrescente a água. Leve para o fogo por 30 0u 40 minutos, sem deixar secar completamente. Espere esfriar e coloque no liquidificador. Bata até que fique bem miudinho. Despeje a mistura novamente na panela e acrescente o açúcar. Junte o cravo e a canela. Adicione o vinagre ou limão, ele deixará seu doce mais claro e pronto mais rápido. Leve ao fogo e misture. Deixe cozinhar. Você tem duas opções:


 1ª - deixá-lo em ponto de recheio de bolos e tortas - quando apenas começa a soltar da panela, 

2ª - em ponto de geleia - quando ele esta mais escuro e se solta completamente da panela. 

Deixe esfriar e guarde em um pote de vidro. O doce dura dez dias na geladeira.

DICA - Se você quiser fazer a geleia para vender, coloque uma colher de (café) de pó conservante que é vendido nas farmácias de manipulação ou casas de culinária. Lembre-se de esterilizar bem o vidro em água fervente. O doce dura de um a dois meses na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR NOS VISITAR !