CATEGORIAS

domingo, 25 de janeiro de 2015

Viagem Maravilhosa Em Torno Da Mesa Itália

Itália localizada no centro sul da Europa. Ao Norte faz fronteira com França, Suiça, Áustria e Eslovênia, ao longo dos Alpes. Ao sul, Península Itálica, Sicília,  Sardenha. Possui estados independentes de San Marino e do Vaticano.

Roma, a capital italiana, foi durante séculos o centro pol´pitico e religioso da civilização ocidental como a capital do Império Romano e como sede da Santa Sé. A Itália moderna é uma república democrática, classificada como 0 24º país mais desenvolvido do mundo e com índice de qualidade de vida entre os dez primeiros do planeta.

Existem muitas pessoas que dizem que a cozinha de um pís é o próprio reflexo de seu povo. Assim acontece com a Itália, pois sua cozinha é tão versátil quanto sua gente, sempre alegre e bem humorada. Entre tantos temperos e molhos, um dos elementos constantes dos pratos italianos é o tomate - pomodoro - que enfeita e alegra todas as comidas, principalmente as que são feitas à base de massas, ponto alto da cozinha desse país. Mas não podemos esquecer também os saborosos risotos, as suculentas sopas, a polenta, o pratos de carne e as comidas feitas à base de peixe.

COMIDAS TÍPICAS

 Pizza - Nápoles

Risoto - Milão

Alcachofras - Roma

Trufas - Úmbria

Tortellini -  Bolonha



Tiramisú - Origem peculiar : Nasceu em bordéis e era usada para aguçar a libido dos clientes.

Embutidos -  Speck -  Norte da Itália

Queijos - Gorgonzola, mascapone, parmesão e mozzarella

PONTOS TURISTICOS

Coliseu de Roma


Forum Romano

Basílica de  São Pedro (Roma)

Basílica de São francisco (Assis)

Torre de Pisa (pisa)













Palácio Real (Milão)

Santa Maia Del Fiore (Florença)

Passo para vocês a receita do delicioso Risoto.

Risoto de Camarão

 











Ingredientes

Caldo de Camarão

750 g de camarão fresco com casca

  01 cebola

  01 cenoura em rodelas

  01 bouquet garni   (salsinha, louro, tomilho)

  01 colher (sobremesa) sal (para temperar camarões)

   02 dentes de alho

   01 colher (chá) de pimenta do reino em grãos

   01 limão (suco)

   01 colher (sopa) manteiga

   01 xícara (chá) de vodca (200 ml)

Modo de Preparo

Limpe os camarões, lave (reserve as cascas). Faça o caldo. Descasque a cebola, corte-as em quatro partes. Em uma panela coloque as cascas do camarão, junte um litro e meio de água, o alho, a cebola, a cenoura, a pimenta e o bouquet garni. Leve em fogo forte, quando começar a ferver abaixe o fogo e não deixe ferver, deixe quinze minutos, retire do fogo, coe e reserve.

Tempere os camarões com sal e o suco de limão, deixe no tempero por 15 minutos. Aqueça uma frigideira em fogo alto e derreta a manteiga, refogue os camarões por 2 minutos, flambe com a vodca, transfira para um recipiente e reserve. Não lave a frigideira vamos preparar o risoto nela.

Risoto

Ingredientes

02 colheres (sopa) manteiga

01 cebola grande picada

01 1/2 xícara (chá) de arroz carnaroli (255 g)

01 xícara (chá) de vinho branco seco (200 ml)

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão

01 colher (sopa)  manteiga gelada

Modo de Preparo

Na frigideira em que se fritou o camarão coloque o as duas colheres de sopa de manteiga, frite  a cebola e refogue o arroz. Acrescente o vinho e deixe evaporar. Adicione o  caldo uma concha de cada vez, só coloque a outra quando for toda absorvida pelo arroz. O arroz estando "al dente", junte os camarões, parmesão e a manteiga gelada. Mexa para incorporar todos os ingredientes.

Rendimento - 04 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR NOS VISITAR !